Em defesa do Feminino

universo femininoEstava, distraidamente, assistindo à Tv, passando por vários canais, quando me deparei com a Hebe, de frente para o seu palco, dizendo que a maior vantagem que o homem tinha sobre a mulher era que ‘eles não menstruavam, porque é horrível passar por isso todos os meses’. Me senti como se tivesse levado um soco nas ‘bolas’ que não tenho. Ver uma mulher, de mais de 70 anos, considerada por muitos como um ícone (só Deus sabe de quê…) reforçando um discurso tão antigo, tão machista e tão conveniente para este mundo patriarcal foi demais.

De repente fiquei muito cansada. Depois, respirei e resolvi reagir. Meninas, a mulher é um ser divino que carrega em seu próprio corpo um dos mais magníficos e complexos processos de vida-morte-vida. É por não ouvir esse nosso organismo, e é por não respeitar e renegar esse nosso ciclo vital, que ‘sofremos’ durante o mês. Demorei muito para compreender a natureza cíclica e sagrada desse processo e hoje procuro respeitar meus maus humores, introspecção, emotividade excessiva, dores, inchaços, irritação…Sei cada etapa do meu ciclo observando os sinais do corpo e agradeço por conseguir agora, finalmente, ouví-los e diminuir a pressa para acompanhar a ‘morte’ de meus óvulos.

A cada ciclo, o renascimento é mais intenso e me sinto mais criativa e com mais energia, aproveitando as etapas loucas e inconstantes dos meus amigos, os hormônios. Fico imaginando o mistério e assombro que cercavam as mulheres quando a humanidade não sabia como acontecia a vida dentro de nós. Sonho que um dia conseguiremos resgatar o respeito e reverência deste feminino que todos os dias é atacado e degradado. Digo, com tristeza, que isso é feito principalmente pelas próprias mulheres, que a cada dia perdem seu vínculo com o encanto de ser o feminino. Mas há esperança! Eu acredito e isso me faz continuar sempre. A vocês, maravilhosas e deslumbrantes, um feliz Dia Internacional da Mulher. Podemos e seremos tudo o que quisermos!

2 Respostas to “Em defesa do Feminino”

  1. Carol Says:

    Teste de comentário

  2. yasmin Says:

    caca cade a poesia que vc disse que ia publicar no blog!!!!!
    eu quero vê!!!

Deixe uma resposta

